quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Formação Territórios Negros

     Na manhã desta quinta-feira(09/08) o grupo de trabalho da escola participou de uma formação com o projeto Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre, que procura ampliar o conhecimento e a compreensão sobre a história e a cultura dos afro-brasileiros na cidade. 
Alunos conhecerão pontos da cidade em ônibus

     A formação incial envolve os professores e funcionários da escola como um apreparação para a mesma atividade que será realizada com os alunos em outubro deste ano.
     O percurso passa por pontos específicos da área central, visitando regiões reconhecidas como territórios com ocupação e constituição por afro-brasileiros:
- Largo da Forca (Praça Brigadeiro Sampaio)
- Pelourinho (Igreja das Dores)
- Mercado Público
- Campo da Redenção (Parque Farroupilha)
- Colônia Africana (Bairro Rio Branco)
- Ilhota (imediações da avenida Érico Veríssimo)
- Areal da Baronesa (Quilombo da Travessa Luis Garanha)
- Largo Zumbi dos Palmares
Juntos com as fotos apresentamos algumas informações sobre estes lugares e sua relação com o periodo de escravização.
 
    Praça Brigadeiro Sampaio: 
    Antigo Largo da Forca onde ocorriam as execuções dos negros condenados.
     Atualmente o local abriga o primeiro monumento erguido em homenagem aos negros e sua contribuição para a formação do nosso estado.
 
     Igreja Nossa Senhora das Dores:
    Localizada na Rua dos Andradas, é a igreja mais antiga da cidade ainda existente, tendo sua pedra fundamental lançada em 2 de fevereiro de 1807. Segundo a lenda, a demora na sua conclusão ocorreu devido à maldição de um escravo, condenado à forca injustamente pela acusação do roubo de um colar da imagem de Nossa Senhora. Em frente à ela situava-se o pelourinho, onde os negros eram castigados publicamente como exemplo aos demais escravos.

            
 
      Mercado Público de Porto Alegre: 
     Reza a lenda que o Príncipe Custódio, um babalorixá africano acentou o bará no meio do Mercado Público de Porto Alegre. Segundo a tradição  este ritual foi realizado para garantir a properidade,não só do mercado, mas como de toda cidade. Pelo sim, pelo não deixamos o nosso AXÉ!

               
      Quilombo do Areal:
     O Areal da Baronesa sempre foi reconhecido como um dos principais redutos negros de Porto Alegre (RS). Reconhecido também pela música popular e pela religião, o local abrigava a chácara da Baronesa do Gravataí. Com a morte da baronesa e a abolição da escravatura, o Areal foi ocupado por negros alforriados da senzala da chácara que passaram a trabalhar nos solares da região.
     Foi uma manhã muito grata de muita aprendizagem. Com certeza, em outubro, nossos alunos terão uma grata oportunidade de desfrutar destes momentos de muita troca e conhecimento do papel do negro na formação de nossa cidade e do nosso estado.

 



2 comentários:

  1. Tecendo muitas ideias e revendo muitos conceitos. Fazemos,somos parte da história e co-responsáveis em disseminar a paz entre os povos. Aprendendo sempre!

    ResponderExcluir
  2. Foi um mometno muito especial, de aprendizado e confratermização. Com certeza temos uma bagagem bem legal para mostrar aos nossos alunos. Agradecemos também a mãe da aluna Julia, senhora Juliana que participou deste passeio conosco.

    ResponderExcluir